(41) 99116 4578
(41) 3042 6464

No inverno dá aquela preguiça de comer salada, não é mesmo? A verdade é que salada crua e fria não tem o mesmo apelo que tem no verão, não abre o apetite, e acabamos preferindo sopas, pratos quentes, mais pesados e calóricos.

Faz parte desta época do ano, e o corpo precisa mesmo de mais energia para se manter aquecido e funcionando melhor. Ainda assim, ninguém discute da importância de se seguir consumindo frutas, verduras e legumes também na estação mais fria, afinal, o corpo segue necessitando dos mesmos nutrientes – como vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras que são encontrados nesses alimentos -, para se manter saudável e com o funcionamento adequado.

Aliás, quem segue uma alimentação predominantemente orgânica sabe que os alimentos da época justamente dão aquela reforçada na imunidade (prevenindo gripes e resfriados), além de seguir contribuindo para prevenção de doenças e para a saúde do intestino e pele, por exemplo.

Uma boa alternativa para seguir comendo legumes e hortaliças são as saladas mornas, ou frias que levem legumes e hortaliças cozidas.

Deixamos aqui algumas ideias para você se inspirar e seguir comendo hortifrútis também no inverno!

SALADA DE BETERRABA ORGÂNICA COZIDA COM IOGURTE NATURAL

Ingredientes:

2 beterrabas médias ou 3 pequenas

1 maçã descascada e ralada grosso

3 colheres de sopa de iogurte natural artesanal Oh!Market (ou grego)

2 colheres de cebola branca picada finamente

Caldo reduzido da água do cozimento da beterraba

Tempero natural verde (ou sal da preferência)

Mix de pimentas moídas na hora a gosto

1 colher (sopa) de limão siciliano espremido (ou tahiti)

2 colheres (sopa) de molho de romã Oh!Market

30g de castanha-do-pará picada/moída grosseiramente

Modo de preparo:

Cozinhe a beterraba em água, já descascada. Quando macia, retire e deixe o caldo reduzir bem. Será usado para temperar a salada depois.

Corte em cubos pequenos as beterrabas, reserve já na tigela de servir.

Pique finamente a cebola. Macere a castanha até ficar grosseiramente quebrada.

Descasque a maçã e rale grosso. Jorre sobre as raspas o caldo do limão, que, além do sabor pro tempero da salada, retarda a oxidação da maçã.

Adicione à beterraba a cebola picada, o tempero verde, a pimenta moída, a maçã, as castanhas quebradas, o molho de romã (que já leva azeite e açúcar mascavo e aceto, dispensando adicionar esses elementos), o caldo reduzido do cozimento da beterraba e o iogurte natural. Misture com delicadeza, envolvendo toda a beterraba com os demais ingredientes. Verifique o sal, se necessário, corrija-o. Sirva a seguir. Excelente como entrada ou acompanhamento de diferentes pratos, especialmente carnes brancas grelhadas ou pratos vegetarianos, como panqueca de ricota e espinafre.

SALADA PRIMAVERA COZIDA COM OVOS

Ingredientes:

200 gramas de vagem

3 batatas inglesas médias

2 cenouras médias

2 ovos

3 colheres de azeite de oliva extravirgem

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Suco de 1/2 limão tahiti

Modo de preparo:

Cozinhe os legumes e os ovos simultaneamente. Vagens e cenouras, preferencialmente no vapor – das vagens extraía previamente as fibras que vêm nelas, e cenouras descascadas, ambas já cortadas aproximadamente em porções de 3cm. Ideal que fiquem “al dente”, ao menos não muito moles. Descasque as batatas e corte em metades, leve à panela com água para cozinhar, até que fiquem macias, mas também não moles demais. Escorra e corte em cubos de 2 a 3cm. Ferva os ovos até estarem cozidos, e então descasque-os. Após, pique-os grosseiramente ou em rodelas, se preferir.

*Se quiser mais praticidade e gastar menos panelas, cozinhe em água todos os legumes juntos, atentando porém que eles têm tempos diferentes de cocção.

Numa tigela junte todos os ingredientes, tempero com o sal , a pimenta-do-reino moída na hora, o azeite de oliva e o limão. Incorpore bem os temperos, e sirva morno ou resfrie antes. Das duas formas fica delicioso.

*Se quiser que seja prato único, adicione em lascas salmão grelhado, bacalhau ou atum sólido.

SALADA DE REPOLHO ROXO ASSADO AGRIDOCE

Ingredientes:

1 repolho roxo orgânico

3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

1 colher (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de molho de romã Oh!Market

Tempero natural verde Oh!Market (ou sal de sua preferência) q gosto

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Higienize o repolho e escorra bem a água (se puder seque com papel-toalha). Rasgue as folhas grosseiramente com a mão. Reserve.

Preaqueça o forno em temperatura alta (acima de 210ºC).

Numa travessa refratária ou forma antiaderente regue o azeite de oliva, coloque as folhas, regue o restante do azeite, salpique o sal verde e a pimenta-do-reino. Incorpore bem os temperos e o azeite às folhas do repolho.

Leve ao forno (já preaquecido) por cerca de 30 minutos, até que as folhas murchem e as pontas fiquem douradas e chamuscadinhas – atenção: deixe o repolho assar sem mexer ou misturar, a ideia é que a camada de baixo da assadeira fique macia e as folhas da superfície fiquem tostadinhas. (Dica que seguimos à risca da Rita Lobo!)

Retire do forno e transfira as folhas de repolho para uma tigela. Tempere ainda quente com o mel, o molho de romã e incorpore bem. Prove e, se necessário, ajuste o sal. Sirva a seguir.

COUVE-FLOR COM IOGURTE GRATINADA

Ingredientes:

1 couve-flor inteira higienizada e separada em árvores

1 unidade de iogurte natural

1 colher de amido diluído em 1/2 xícara de água

1 dente de alho

1 colher (sopa) de salsinha fresca

Tempero natural verde Oh!Market (ou sal marinho) a gosto

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Cozinhe as árvores de couve-flor no vapor (para não perder as propriedades e nutrientes). Deixe metade dela cozinhando por mais tempo, para que fique mais cozida, e retira a outra metade antes, para que fique “al dente”. A parte mais cozida bata no liquidificador com a mistura do amido diluído em água e o iogurte, até obter um creme e adicione os temperos – salsinha, alho, tempero verde (ou sal) e pimenta-do-reino. Disponha as flores da couve-flor “al dente” em um refratário, regue o creme batido por cima e salpique o parmesão. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (180ºC), por 10-15 minutos, até dourar o gratinado, e sirva em seguida.

Gostou das dicas? Compartilhe!

E lembre-se, é possível comer pratos deliciosos, sem abrir mão do cuidado com a saúde, mesmo no inverno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

© 2020 Oh!Market.
Todos os direitos reservados.

Contato

Alameda Princesa Izabel, 1399
Bigorrilho – Curitiba
CNPJ: 33.488.258/0001-38
[email protected]
(41) 99116 4578
(41) 3042 6464

Assine nossa Newsletter!

Fique por dentro das novidades e seja o primeiro a saber das nossas ofertas!

    X