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Grão-de-bico é uma leguminosa tal como feijão, lentilha, ervilha e soja, e que há milhares de anos está presente na alimentação humana, marcando-se seu início na região da Turquia e países vizinhos, tanto que vem de lá os preparos mais conhecidos com o grão.

Conhecido como “o grão da felicidade” e sendo rica fonte de proteína de origem vegetal, seu consumo só aumenta entre vegetarianos, veganos e comensais em geral.

Também pudera! Um alimento versátil, que cai bem nas mais variadas receitas, saboroso ao mesmo tempo que neutro, com textura interessante, e o principal: poderoso para a saúde!

Tanto que marca presença direto na lista dos chamados Superalimentos. Um título informal, mas cada vez mais conferido a alimentos cujo valor nutricional é tão relevante que merece um destaque pelos seus benefícios para a saúde.

Mas o que tanto o grão-de-bico tem de nutrientes? Vamos lá?

Para começar, a razão de ser conhecido como “o grão da felicidade”. Trata-se de um carboidrato complexo, rico em triptofano, um aminoácido que atua como precursor na produção da serotonina – o hormônio do bem-estar e da felicidade.

Atua por isso como um antidepressivo natural, promove a melhora do humor e é um excelente indutor natural do sono.

Sim! Quer dormir melhor? Crackers saudáveis e integrais com pasta de grão-de-bico ou grãos-de-bico assados com páprica, por exemplo, são ótimos snacks antes de ir para a cama se você precisa melhorar a qualidade do seu sono.

Além da serotonina atuar no humor, o neurotransmissor a converte em melatonina, hormônio fundamental para o sono. Na verdade, quando a serotonina está em baixos índices, temos dificuldade de adormecer e ter um sono de qualidade. Ainda, o manganês, cuja concentração é alta no grão-de-bico, também ajuda no relaxamento e qualidade do descanso, contribuindo para um sono restaurador e profundo. Por fim, por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, não gera picos de insulina no sangue, que acabam sendo maléficos para uma boa noite de sono.

E se você não é do tipo que faz um lanche antes de dormir, mas quer adormecer e dormir melhor, experimente adicionar aos preparos do jantar o grão. Se tantas as opções de receitas! Já será de grande valia para esse objetivo.

O que mais?

                •             promove saciedade – por ser rica fonte de proteína, fibras e carboidratos complexos, com baixo índice glicêmico, promovendo uma digestão mais lenta e sensação de saciedade por mais tempo;

                •             controla e reduz o colesterol, mantendo adequados os níveis de açúcar e insulina no sangue, contribuindo ainda para a prevenção e manutenção da saúde em pessoas acometidas por diabetes tipo 2;

                •             contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo e para a saúde da microbiota intestinal, pelo alto teor de fibras solúveis e insolúveis presentes no grão, servindo de alimento para as bactérias do bem presentes no intestino;

                •             promove a perda de peso, pelo alto teor de fibras, pela sensação de saciedade que confere, e porque a proteína e as fibras, ao controlarem a insulina no sangue, evitam acúmulo de gordura;

                •             é um protetor natural para a pele – graças aos altos níveis de manganês, que funciona como antioxidante que protege a pele contra o sol e os estragos dos raios UV sobre a pele;

                •             reforça a imunidade, por conter ótimos índices de zinco e cobre;

                •             confere energia vital, pelo ferro e cobre nele contidos, que juntos formam um time do bem que deixa a pessoa com a energia em alta.

                •             contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, devido ao efeito que a proteína contida no grão-de-bico, e consequentemente os aminoácidos obtidos, gerado sobre os neurotransmissores no cérebro, que então funcionam da forma correta;

                •             tem importantes efeitos antioxidantes sobre o organismo, muito em razão do selênio e folato. O primeiro incentiva o bom funcionamento da enzima do fígado e o detox de células maléficas de todo o organismo, atuando como anticâncer nesse aspecto. O segundo ajuda na formação de células anticâncer no organismo.

Ufa! Nada mal para um grão tão pequenino, não é!

Dê prioridade por consumir o grão orgânico, pois significa que há rotatividade do solo, respeito ao meio ambiente, e grãos mais nutritivos e saudáveis.

Deixamos duas receitinhas rápidas para você, caso ainda não tenha costume, passe a consumir esta leguminosa e obter seus benefícios para a saúde!

HOMMUS CLÁSSICO

Ingredientes

                •             3 colheres de suco de limão

                •             1 dente de alho, cortado em lascas

                •             1 colher de chá de sal marinho

                •             400g de grão-de-bico cozido escorrido, reservando 3 colheres da água do cozimento

                •             6 colheres de sopa de tahine

                •             1/4 de colher de chá de cominho (opcional)

                •             2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

                •             Páprica defumada para polvilhar por cima

Modo de preparo

                •             Numa tigela, junte o suco do limão, o alho e o sal. Misture e deixe apurar o sabor por cerca de quinze minutos.

                •             Bata num processador ou liquidificador o grão-de-bico com as três colheres de sopa da água do cozimento reservada. Quando estiver cremoso, junte o caldo feito com o limão e o alho, descartando os alhos; o tahine, o cominho e o azeite de oliva. Bata novamente, até ficar homogêneo, adicione mais um pouco do caldo do cozimento se achar necessário. Polvilhe páprica por cima para finalizar. Bom apetite!

PEITO DE FRANGO COM LEGUMES ASSADOS

Ingredientes

                •             1 cebola roxa média, picada finamente

                •             250g de tomates-cereja

                •             400g de grão-de-bico cozido e escorrido

                •             4 filés de peito de frango

                •             azeite de oliva quanto baste

                •             salsinha picada ou alecrim

                •             1/2 limão

                •             sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

                •             Preaqueça o forno a 200ºC. Envolva a cebola picada, o tomate, o grão-de-bico e peito de frango com azeite de oliva e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

                •             Leve ao forno em refratário por cerca de 30 minutos, ou até que o frango esteja assado. Salpique a salsinha ou o alecrim 10 minutos antes de finalizar o assado.

                •             Retire o frango, corte em fatias, e sirva no topo dos legumes. esprema o limão por cima para servir. Bom apetite!

Gostou das receitas e das informações que trouxemos?

Que tal começar hoje mesmo a implantar este hábito de saúde e sabor no seu dia a dia?

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