(41) 99116 4578
(41) 3042 6464

Iogurte é um alimento que vive presente na casa de quase todo mundo, não?

Fomos levados a acreditar que seu consumo sempre é saudável e benéfico para a saúde. Mas não é bem assim!

O que encontramos nas prateleiras dos supermercados são opções industrializadas, em sua grande parte ultraprocessadas, o que significa dizer cheias de refinados, aditivos químicos, frutas que não são frutas naturais, com “sabor ou aroma de”, não “feito com”. Fora que muitas vezes são bebidas lácteas, não iogurtes, você já reparou?

Portanto, fundamental ler rótulos, já falamos aqui no blog dos perigos dos ultraprocessados e a importância de ler rótulos.

IOGURTE X BEBIDA LÁCTEA

Bebida láctea é composta de leite adicionado de soro de leite, por isso é bem mais líquida que o iogurte, que feito apenas de leite é muito mais cremoso.

Ainda, nas bebidas lácteas geralmente se adiciona gordura vegetal, e sua composição torna menor sua qualidade nutricional. Ademais, assim como iogurtes industrializados, elas contêm conservantes, corantes, podem conter amido e outros produtos que podem ser maléficos à saúde.

Iogurte é sempre uma melhor escolha, e quanto mais natural, feito em casa ou artesanal de boa procedência, com ingredientes de qualidade, ele garante um aporte bem maior de proteínas, cálcio e bactérias lácteas benéficas ao organismo, que melhoram a flora intestinal. Um alimento muito mais completo e saudável.

E que confere enormes benefícios estando presente na alimentação diária, sim.

Nutritivo, em pequenas quantidades ajuda na digestão de todos os alimentos. Iogurte contribui para repor a flora intestinal, auxilia  em casos de diarréia, colesterol alto, anorexia, câncer, infecções digestivas e ainda contribui na melhora do sistema imunológico. Coloniza o intestino com bactérias do bem, o que é fundamental para a saúde do organismo como um todo. Afinal, já sabemos que o intestino é nosso segundo cérebro, e estar sadio faz toda a diferença para ter saúde e bem-estar.

Sem contar que iogurte natural é um alimento cheio de sabor e extremamente versátil!

Anota essas dicas que separamos para você, de diferentes usos e consumos desse rico alimento!

  • Com frutas frescas ou grelhadas: adicionando mel, melado ou agave, ou não adoçado mesmo, fica tão gostoso quanto com nata ou creme de leite, mas muito mais leve e saudável! Deixamos uma receita de frutas grelhadas com iogurte deliciosa abaixo, ótima pedida para dias frios ou para qualquer estação do ano!
  • Natural servido junto com frutas maceradas com pouco açúcar demerara, ou geleias, uma sobremesa rápida e deliciosa!
  • Com granolas ou cereais , sem adoçar ou adicionado mel, agave, melado ou geleias
  • Uma colherada de iogurte natural adicionada aos ovos mexidos assim que prontos. Agrega cremosidade, leveza e turbina os nutrientes!
  • Molho de salada, ótima alternativa para consumir mais saladas pelo sabor especial que agrega ao mesmo tempo que é mais uma opção para incluir iogurte e seus benefícios no dia a dia! Segue no final uma sugestão de receita!
  • Ser incluída uma colher de sopa cheia na marinada do frango, cordeiro ou peixe, junto com alho, cebola, temperos frescos ou secos e especiarias. Torna as proteínas mais suculentas, ao criar uma camada oleosa. Ela preserva a umidade da carne. Fora o sabor especial que também é agregado com o uso do iogurte no preparo!
  • Em preparos de carnes com molhos feitos com curry ou açafrão e pimenta, no lugar de creme de leite ou leite de coco, deixa mais leve, nutritivo e saudável! Abaixo receita de frango ao curry com iogurte natural. Aliás, a adição de especiarias quentes, tais como curry, pimenta e/ou gengibre só potencializa os benefícios do iogurte!
  • Em massas de bolo, no lugar de leite ou água, e reduzindo a quantidade de óleo. O bolo fica fofinho, úmido e o iogurte confere um leve azedinho especial que deixa o bolo ainda mais saboroso! Receita de bolo de limão e iogurte natural abaixo.
  • Bater com frutas para uma bebida de iogurte deliciosa e fresca
  • Fazer um Lassi, bebida de iogurte indiana tradicional, diluindo com água e adoçando com melado e/ou fruta. Pode- se acrescentar ainda um pouco de suco de limão, canela em pó ou uma pitada de açafrão da terra (cúrcuma) à mistura, cada qual adicionando mais benefícios à saúde e digestibilidade.

Deixamos algumas receitas especiais para você consumir sempre pequenas quantidades de iogurte e ter mais saúde no seu dia a dia!

FRUTAS ORGÂNICAS GRELHADAS COM MEL E CASTANHA, servidas com IOGURTE NATURAL

2 potes de iogurte natural dessorado (usamos o iogurte artesanal Oh!Market, que já e é dessorado, senão dessore antes de preparar, instrução abaixo*)

1 pera cortada em quatro

4 fatias de abacaxi

1 maçã verde cortada em barcas

2 limões sicilianos orgânicos – um cortado em rodelas e suco e raspas do outro

3 colheres (sopa) de mel silvestre orgânico

1 colher (sopa) de sumo de gengibre orgânico (é obtido ralando e espremendo em pano de prato limpo);

1 fio de azeite extravirgemme;

1 colher (chá) de sementes de chia;

¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju, picada grosseiramente;

¼ de xícara (chá) de castanha-do-pará, picada grosseiramente.

Modo de preparo

Tempere as fatias e rodelas de frutas com o mel, o suco e as raspas de limão-siciliano, e o gengibre. Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite e grelhe todas as frutas, inclusive as rodelas de limão.

Reserve a calda que se formou na frigideira. Em outra frigideira toste rapidamente as castanhas, cuidado para não tostar demais e queimar. Em pequenas travessas ou bowls bonitos, distribua uma pequena porção de iogurte, por cima coloque as frutas e regue com a calda reservada. Finalize com a chia e as castanhas. Sirva em seguida.

* para dessorar o iogurte caso seja necessário, forre uma peneira com papel-toalha e coloque o iogurte para retirar o soro.

BOLO FÁCIL DE LIMÃO E IOGURTE DE LIQUIDIFICADOR

INGREDIENTES:

1 potinho de iogurte natural (usamos o artesanal Oh!Market, que é puro, só fermento lácteo e leite)

1 xícara de açúcar demerara

3 ovos

1/2 xícara de óleo de girassol

1 xícara farinha de trigo branca orgânica

1/2 xícara de farinha de trigo integral orgânica

1 colher (sopa) de fermento para bolo

1/2 colher (chá) de sal marinho

Raspas de um limão Tahiti orgânico (pode ser com limão siciliano também)

1 calda artesanal de frutas vermelhas orgânicas @ohmarketoficial_

MODO DE PREPARO:

Preaqueça o forno, a 200ºC.

Bata no liquidificador os ovos, o iogurte, o óleo de girassol e açúcar demerara, todos juntos, por cerca de 3 minutos.

Numa tigela grande adicione as farinhas de trigo (branca e integral), peneirando-as. Verta o líquido batido e misture bem com um fouet. Adicione as raspas de limão, o fermento e o sal. Mexa com delicadeza até incorporar bem.

Numa forma de furo ou de sua preferência, untada com óleo e trigo branco, leve a massa do bolo ao forno (pré-aquecido) por cerca de 35 minutos, faça sempre o teste do palito!

Sugerimos rechear ou cobrir com a calda artesanal de frutas vermelhas orgânicas Oh!Market ou geleia de frutas vermelhas de sua preferência. Fica uma combinação elegante, diferente e deliciosa!

MOLHO DE IOGURTE PARA SALADA

1 copo de iogurte natural

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1/2 cebola

Sal marinho ou tempero natural verdes gosto

Pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

Salsinha fresca a gosto

Bata tudo no liquidificador e sirva à parte, para colocar sobre a salada de folhas verdes na hora do consumo.

Outra opção é servir já misturado a pepino japonês fresco, cortado em cubos ou rodelas. Pode adicionar ainda tomate fresco e cebola roxa.

FRANGO AO CURRY COM IOGURTE NATURAL

600g de filé de peito de frango ou filés de coxa e sobrecoxa de frango cortado em cubos

1 pote de iogurte natural

3 dentes de alho finamente picados

2 cebolas brancas médias finamente picadas

3 colheres (sopa) de Manteiga ghee

Salsinha

Curry em pó – colher de chá

Açafrão-da-terra (cúrcuma) em pó – colher de chá

Gengibre orgânico fresco ralado – 1 colher de chá

Tempero natural verde (ou sal marinho) e pimenta-do-reina a gosto

1 xícara de água

Inicie cortando em cubos o frango. Marine então com o alho, sal verde, pimenta-do-reino e uma colher de iogurte natural (o restante do iogurte será usado depois, reserve). Misture bem e reserve. De preferência deixe pelo menos meia hora nessa mistura.

Aqueça uma panela wok ou frigideira grande, então derreta 2 colheres (sopa) de manteiga ghee e adicione os cubos de frango. Deixe grelhar dos dois lados até dourar. Cuidado para não deixar ressecar!

Retire da panela e reserve. Na mesma panela, mantendo a “sujeirinha” do frango grelhado, adicione a colher de manteiga ghee restante, a cebola picada, e refogue por cerca de 4 minutos. Volte o frango, adicione o gengibre, o açafrão-da-terra e o curry, o restante do iogurte, a água e misture bem. Ajuste o sal e tampe a panela , deixando cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Mexa de vez em quando e se necessário adicione mais água.

Sirva em seguida com arroz de Jasmin ou arroz branco com quinoa.

Combina bem com salada de pepino com o molho de salada de iogurte sugerido acima.

Viu só?

O que não faltam são ideias e receitas, seja criativo e inove, para consumir sua dose de saúde sempre!

Gostou do conteúdo do blog? Tem muito mais aqui! Navegue no nosso site e veja quantas dicas e informações especiais deixamos para você viver mais e melhor! E não deixe de compartilhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salve meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

© 2020 Oh!Market.
Todos os direitos reservados.

Contato

Alameda Princesa Izabel, 1399
Bigorrilho – Curitiba
CNPJ: 33.488.258/0001-38
[email protected]
(41) 99116 4578
(41) 3042 6464

Assine nossa Newsletter!

Fique por dentro das novidades e seja o primeiro a saber das nossas ofertas!

    X